Tema 1: “Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim”.
A Crueldade com os mais fracos
A cada dia mais, as pessoas ficam impressionadas com situações que as indignam, mas raramente fazem algo para mudá-las. O maltrato de animais é muito frequente hoje em dia e, apesar de ser um ato horrível, já se tornou parte da realidade em que vivemos. Parafraseando a frase: “Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim”, na luta pela sobrevivência, os atingidos sempre são os mais fracos.
O programa global “Globo Repórter”, falou sobre esse ato de crueldade, no programa do dia 1 de julho. Na reportagem, foi abordado, por exemplo, o quanto os catadores de lixo de Porto Alegre exploram os cavalos. Desnutridos e sem o cuidado e carinho necessários, os animais levam os donos e uma pesada carroça cheia de entulhos para todo o lado, embaixo de uma tempestade, ou de um sol escaldante, aonde o asfalto chega à temperatura de 50ºC.
Apesar de tudo, ainda existem pessoas que dão os cuidados necessários para esses animais. Um exemplo que foi também abordado pelo programa é de uma mulher gaúcha e sua amiga, que procuram por esses animais violentados e doentes nas ruas de Porto Alegre, e os abrigam no sitio delas, dando-lhes todo cuidado necessário.
O governo também parece estar de olhos fechados para essa situação, pois não fazem nada concreto para mudá-la. Acreditamos que não exista problema em estes catadores usarem os animais para trabalhar, porque eles precisam. Porém, não precisam maltratá-los, usando chicotes, por exemplo, eles necessitam de uso do bom senso, para que esses animais vivam como merecem, sem sofrimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário