Tema: O Brasil talvez seja o único país do mundo em que, se o livro não for recomendado por um professor, o pai, a mãe ou o padrinho não o compram para suas crianças. Ainda temos uma cultura ruim, em que os pais não hesitam em comprar um tênis de grife para o seu filho, de R$ 1 mil, mas chiam quando a professora manda comprar um livro de R$ 30,00. Eles dizem que "não gostam de gastar dinheiro com besteira." (Pedro Bandeira).
Quanto custa um livro?
Na sociedade atual as pessoas acabam esquecendo-se de fazer algo importante: ler. Talvez isso aconteça devido ao pouco incentivo à leitura ou ao estado deplorável e de não valorização da cultura. Também por causa dos preços dos livros. Será?
É muito relativo falarmos do preço dos livros. Tudo está em uma balança. Muitas vezes, alguns pais reclamam para comprar um livro de trinta reais, mas não se importam em comprar um videogame de mais de mil. Porém, alguns outros não compram os livros, mas também não compram coisas desnecessárias com preço absurdo. E isso se dá devido ao custo dos livros, que no Brasil se torna mais alto quem em outros países, por causa da pouca valorização da cultura. Assim, alguns até querem comprá-los, mas priorizam outras coisas por causa do preço deles.
Tudo começa com os pais. O incentivo à leitura é algo de extrema importância, e que deve começar quando as crianças são pequenas. Porém não adianta apenas a escola estimular a leitura. Em casa, os pais também têm que fazer sua parte. Comprando livros de histórias infantis, e lendo para os filhos pequenos, esses pais estarão despertando a vontade de ler nessas crianças, que se tornarão, no futuro, grandes leitores.
Nem precisamos citar o quão importante a leitura é, principalmente hoje em dia. Afinal, quem não sabe ler não chega a lugar nenhum. Por esse motivo, o governo brasileiro deveria investir mais na cultura, e não tanto em um estádio.
Enfim, acreditamos que a leitura deve ganhar mais prioridade perante a sociedade brasileira e ao governo, para, assim, termos futuras gerações leitoras e continuar com esse hábito tão importante, que não deve se perder apenas pelo preço de um livro.
ai paloma, tu escreve muito bem *-* adorei (:
ResponderExcluir