Objetivo do Caderno Digital (=

A partir do projeto lançado pela professora Veri, de português, criei meu caderno digital. Acredito que ele é muito mais que uma atividade escolar, ele é uma ferramenta de extrema importância para nós, alunos. Através dele posso compartilhar com meus colegas a minha opinião e também ver a deles. Com isso, fico aberta a novos pontos de vista, e dessa forma aumento meu conhecimento e desenvolvo meu senso crítico. Espero que goste! Beijos! (=

domingo, 20 de novembro de 2011

Redação 11

Tema: Escreva um texto que verse sobre “meritocracia”. Procure destacar aspectos positivos e aspectos negativos dessa prática.

Qual é o caminho da meritocracia?

            O que é meritocracia? Não são muitas as pessoas que sabem o que isso significa, e menos ainda as que são “beneficiadas” através dela. A meritocracia é uma ideologia, e visa dar o devido reconhecimento a quem fez um trabalho bem feito. É dar a cada um segundo suas obras. Mas, afinal, ela funciona no Brasil?
            Em nosso “justíssimo” país, podemos ver casos em que essa ideologia não funciona. Como exemplo, citamos o caso em que a Academia Brasileira de Letras outorgou a medalha Machado de Assis para Ronaldinho Gaúcho, sim, um jogador de futebol. Existem muitas pessoas como médicos, assistentes sócias e professores que não ganham o devido reconhecimento por seus trabalhos, e que, como disse o apresentador Luiz Carlos Prates, “morrem pobres e anônimas”. É, esse é o nosso país.
            Apesar de tudo, assim como diversas outras ideologias, a meritocracia possui também suas vantagens. Se uma pessoa receber o devido incentivo e o devido reconhecimento por suas obras, poderá alcançar resultados futuros muito bons. Algumas empresas têm usado esse método com seus funcionários. Dessa forma, obtêm resultados melhores, pois, quando reconhecem e valorizam o esforço deles, estão os incentivando a melhorar cada vez mais.
            Enfim, acreditamos que, enquanto nosso país der medalhas que deveriam ser de escritores para jogadores de futebol, enquanto o Brasil continuar sem dar o devido reconhecimento às pessoas que mudam os rumos da nossa sociedade, não encontraremos o caminho da meritocracia, e nunca iremos para frente. Porém, se soubermos usá-la de maneira correta, conseguiremos ter um futuro brilhante e melhorar de vez o nosso Brasil!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Redação 10

Tema 2: Elabore um texto dissertativo que contemple a seguinte discussão: muitos artistas e outras celebridades utilizam seu prestigio associado ás causas sociais ou ambientais. Este tipo de ação é motivado para a obtenção de resultados mercadológicos do próprio artista, vaidade pessoal ou real adesão à causa?  


Um jeito simples de ajudar

            Fama, dinheiro e sucesso. Essas três palavras são extremamente cobiçadas por muitos. São diversos os exemplos que podemos citar atualmente. Porém, são poucos os que conseguem conciliar tudo isso, mantendo a cabeça no lugar, e se lembrando de que os problemas do mundo ainda existem lá fora. Será que existem formas de salvar o mundo desses problemas através dessas pessoas?
            Existem muitos artistas que não se importam em ajudar os outros, pois a fama já lhes subiu à cabeça. Porém, muitos deles ajudam e até criam instituições, e apoiam causas ambientais. Para eles, isso é fácil, pois têm fama e dinheiro. O problema é que, muitas vezes, eles só fazem esse ato de boa ação para se promoverem.
            O lado bom é que querendo mais fama, ou não, eles ajudam essas pessoas que precisam. Entretanto, ainda existem artistas que querem ajudar de verdade. Como exemplo, temos cantores como Lady Gaga, Justin Bieber, Jonas Brothers e Miley Cyrus, além de outros que se juntaram, e doaram muito dinheiro para as vítimas do terremoto do Japão que destruiu muitos lares.
            Enfim, existem, com certeza, formas de ajudar os outros através da fama e do sucesso, basta ter vontade, e boas intenções. Acreditamos, por fim que a música, o rock, pode sim salvar o mundo, se quem a representa souber usá-la para o bem e para melhorar nosso planeta.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Redação 9 - SIMULADO 2011

Tema: O futuro da criança é determinado pela condição social da família em que ela teve a sorte ou o azar de nascer?


Um futuro melhor, baseado em quê?

            Basta sairmos de casa para ver pobreza e sofrimento ao nosso redor. A cada dia mais o Brasil está tornando-se um país cruel. Crianças nas ruas choram de fome e frio, enquanto outras esperneiam porque não ganharam o videogame do ano. Até que ponto isso será levado como algo normal?
            Tudo se baseia na condição social, e isso é um jogo de sorte. Afinal, não podemos escolher se nasceremos ricos ou pobres. Parafraseando a frase “A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe forem dadas”, a questão é saber superar as dificuldades, indo atrás de seus objetivos. Porém, muitos desistem e não usam o que têm porque, infelizmente é esse jogo de sorte ou azar é que determina o futuro de nossas crianças.
            É a sociedade e suas condições sociais que ditam as regras. Alguns acabam tendo um futuro melhor por serem mais ricos, e talvez, são menos capacitados intelectualmente que outros, que não têm condições. Afinal, hoje em dia, o futuro é concretizado com dinheiro, e ele é sim, determinado pelas condições sociais. Nesse país injusto, nada mais é relacionado com escolhas pessoais.
            O que continuamos a nos perguntar é até quando isso vai continuar assim. Até quando o dinheiro ditará as regras de vida desse Brasil? Acreditamos que nosso país precisa crescer economicamente, as oportunidades têm que aumentar, e a educação pública tem muito para melhorar. Só assim o Brasil irá para frente e teremos, assim, um futuro digno de um bom país.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Redação 8

Tema: O Brasil talvez seja o único país do mundo em que, se o livro não for recomendado por um professor, o pai, a mãe ou o padrinho não o compram para suas crianças. Ainda temos uma cultura ruim, em que os pais não hesitam em comprar um tênis de grife para o seu filho, de R$ 1 mil, mas chiam quando a professora manda comprar um livro de R$ 30,00. Eles dizem que "não gostam de gastar dinheiro com besteira." (Pedro Bandeira).

Quanto custa um livro?

            Na sociedade atual as pessoas acabam esquecendo-se de fazer algo importante: ler. Talvez isso aconteça devido ao pouco incentivo à leitura ou ao estado deplorável e de não valorização da cultura. Também por causa dos preços dos livros. Será?
            É muito relativo falarmos do preço dos livros. Tudo está em uma balança. Muitas vezes, alguns pais reclamam para comprar um livro de trinta reais, mas não se importam em comprar um videogame de mais de mil. Porém, alguns outros não compram os livros, mas também não compram coisas desnecessárias com preço absurdo. E isso se dá devido ao custo dos livros, que no Brasil se torna mais alto quem em outros países, por causa da pouca valorização da cultura. Assim, alguns até querem comprá-los, mas priorizam outras coisas por causa do preço deles.
            Tudo começa com os pais. O incentivo à leitura é algo de extrema importância, e que deve começar quando as crianças são pequenas. Porém não adianta apenas a escola estimular a leitura. Em casa, os pais também têm que fazer sua parte. Comprando livros de histórias infantis, e lendo para os filhos pequenos, esses pais estarão despertando a vontade de ler nessas crianças, que se tornarão, no futuro, grandes leitores. 
        Nem precisamos citar o quão importante a leitura é, principalmente hoje em dia. Afinal, quem não sabe ler não chega a lugar nenhum. Por esse motivo, o governo brasileiro deveria investir mais na cultura, e não tanto em um estádio.
            Enfim, acreditamos que a leitura deve ganhar mais prioridade perante a sociedade brasileira e ao governo, para, assim, termos futuras gerações leitoras e continuar com esse hábito tão importante, que não deve se perder apenas pelo preço de um livro.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Redação 7

Tema: “De fato, os tempos mudaram. A busca pelo que se entende como qualidade de vida na época dos nossos avós se restringia bastante em ter um bom emprego e uma casa, o restante vinha por conta dos amigos, da soneca no domingo depois do almoço, das confraternizações de fim de ano, enfim, das vontades, porém não eram tão determinantes a ponto de mudar radicalmente o modo de viver a vida?”(Robson Rodrigues. Revista Sociologia. Nº. 30. Agosto de 2010) / Considerando o questionamento feito, posicione-se sobre quais seriam as mudanças ocorridas no modo de vida das pessoas. (Tema da Redação: FSG – Vestibular de Inverno – 2011)



Por trás de uma simples expressão

            Não é novidade ouvir alguém dizendo: “os tempos mudaram”. Mas, afinal, qual é o verdadeiro sentido dessa expressão? Que mudamos de século, década, isso todos sabem. Qual seria o real sentido de “novos tempos”? Essa expressão estaria relacionada a uma abrupta mudança de hábitos, atitudes e inclusive postura. Dizer que os tempos mudaram está relacionado à como costumava ser antigamente, nos tempos de nossos avós e pais, e como são agora.      
                Internet, Ipod, Ipad, Facebook, Twitter e outra série de tecnologias não existiam nem na imaginação de nossos avós. Afinal, é impossível que um dia as pessoas possam conversar sem olhar nos olhos uma das outras, não é? Errado. O mundo andou tão rápido que inclusive nós, que estamos no meio dessa revolução de tecnologias nos perdemos. Ele andou tão rápido que algumas coisas foram desaparecendo. As sonecas depois do almoço se tornaram só vontade, as comemorações em família já não são tão frequente, e as amizades puras e verdadeiras tornaram-se falsas e difíceis de encontrar.                                
             A qualidade de vida, nos dias de hoje consiste em outro tipo de coisa, em valores e hábitos diferentes dos tempos atrás. A pureza, a verdade e o clima amigável daquela época se perdeu em meio a essa modernidade absurda. Atualmente todos só se importam com as coisas que consideram importante, e esquecem-se de respeitar a opinião dos outros, diferente de anos atrás. As pessoas acabaram deixando pra trás os hábitos puros de antigamente, estão vivendo a vida de um jeito diferente, pensando em si próprio.                                  
               Enfim, o grande problema em responder à pergunta “Qual seria o real sentido de ‘novos tempos’?” é que nem nós mesmos sabemos o porquê de tanta mudança de alguns anos atrás para cá. Acreditamos que pelo menos alguns hábitos daquela época, ou a leveza que ela tinha, ainda poderiam estar presentes. Assim, conseguiríamos viver em um ambiente mais harmonioso e de uma forma melhor.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Redação 5

Tema 1: “Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim”.

A Crueldade com os mais fracos

            A cada dia mais, as pessoas ficam impressionadas com situações que as indignam, mas raramente fazem algo para mudá-las. O maltrato de animais é muito frequente hoje em dia e, apesar de ser um ato horrível, já se tornou parte da realidade em que vivemos. Parafraseando a frase: “Numa luta entre elefantes, o prejudicado é o capim”, na luta pela sobrevivência, os atingidos sempre são os mais fracos.
            O programa global “Globo Repórter”, falou sobre esse ato de crueldade, no programa do dia 1 de julho. Na reportagem, foi abordado, por exemplo, o quanto os catadores de lixo de Porto Alegre exploram os cavalos. Desnutridos e sem o cuidado e carinho necessários, os animais levam os donos e uma pesada carroça cheia de entulhos para todo o lado, embaixo de uma tempestade, ou de um sol escaldante, aonde o asfalto chega à temperatura de 50ºC.
            Apesar de tudo, ainda existem pessoas que dão os cuidados necessários para esses animais. Um exemplo que foi também abordado pelo programa é de uma mulher gaúcha e sua amiga, que procuram por esses animais violentados e doentes nas ruas de Porto Alegre, e os abrigam no sitio delas, dando-lhes todo cuidado necessário.
            O governo também parece estar de olhos fechados para essa situação, pois não fazem nada concreto para mudá-la. Acreditamos que não exista problema em estes catadores usarem os animais para trabalhar, porque eles precisam. Porém, não precisam maltratá-los, usando chicotes, por exemplo, eles necessitam de uso do bom senso, para que esses animais vivam como merecem, sem sofrimento.


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Redação 4

Tema: A partir da leitura da tira de Quino, produza um texto falando sobre a distorção de valores na sociedade contemporânea.



Reciclando os Valores, Melhorando o Mundo

            A sociedade está evoluindo a cada dia mais rápido. Sem nem mesmo esperarmos, o mundo avança tão rapidamente que mal percebemos. A medicina super avançada, e a tecnologia, se superando a cada dia. Tudo parece perfeito, mas aí nos perguntamos: o que acontece com os nossos valores? Onde é que eles se encaixam nessa sociedade tão tumultuada?
            Atualmente, com a correria do mundo, parece que as pessoas esqueceram-se de dar valor a coisas importantes, como o respeito e os valores que temos de berço, para dar valor ao dinheiro. Infelizmente, as coisas mudaram nesse sentido, e o que dava “medo” às crianças de alguns anos atrás, nem mais intimida as de hoje em dia.
            Muitas vezes, os pais de hoje, sem perceber, dão pouco limite para seus filhos, que acabam priorizando outras coisas, porque se sentem livres para fazer o que querem. Antigamente, com apenas um olhar do pai ou da mãe, os filhos já sabiam que tinham feito algo errado. Hoje, entretanto, os valores estão se invertendo, e eles mal se importam em obedecer aos pais. Onde nosso mundo vai parar?
            Na sociedade atual, os jovens querem fazer o que querem, e sempre acham que estão certos, mas não é bem assim. Ultimamente, analisando os fatos, pode-se dizer que “a carroça está na frente dos bois”. Mas também, oq eu mais poderíamos esperar dessa geração? Uma geração que cresceu em uma sociedade em que a comunicação do povo é via celular, e o cérebro é o computador. Onde fica o olho no olho? A verdade e a pureza de uma conversa informal entre amigos, frente a frente, praticamente não existe mais.
            Temos que reciclar nossos valores, os valores que a sociedade colocou no lixo, e sempre respeitar aos outros. Afinal, o que nos foi ensinado não pode se perder apenas porque o mundo mudou. O respeito e o amor devem prevalecer, sempre!
   

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Redação 3

Tema: Em nosso dia a dia, inúmeros acontecimentos passam despercebidos por nós. Alguns deles, entretanto, analisados sob diferentes pontos de vista, podem se tornar simplesmente fantásticos.


Simplesmente Assim

            Uma simples rosa vira um buquê. Uma simples nota musical, junto com outras, forma um arranjo musical maravilhoso; uma tela em branco vira um pintura magnífica. As coisas mais simples da vida podem se tornar as mais significativas, dependendo por quem forem feitas, e do ponto de vista.
            O simples pode ser simplesmente fantástico! De uma ideia que parece ser simples, criam-se coisas surpreendentes. As pessoas enxergam o que e como querem, afinal, tudo tem dois lados. Aos olhos de um adulto, por exemplo, uma simples boneca não passa de um brinquedo, enquanto para uma criança ela pode ser uma amiga, uma heroína, uma companhia.
            As pessoas têm que relevar os problemas e ver o quão maravilhosa é a vida. Pois as melhores e mais lindas coisas da vida se encontram em um simples ato do dia a dia. Um simples ato, realizado por alguém que amamos, que é importante para nós, se tornando simplesmente magnífico.
            Um simples olhar ou até um sorriso nos faz sentir leves, simplesmente encantados, se vindos de alguém que queremos bem. Qualquer coisa feita por alguém especial se torna melhor: um presente se torna uma festa com fogos de artificio, seja o que for; o primeiro pedaço de bolo, é como ganhar na loteria; e um abraço é como se fosse afeto de mãe.
            O que importa é a pessoa que realiza o ato, seja ele o mais simples possível, contanto que feito por alguém especial. Devemos começar a ver a vida de um jeito diferente, com outros olhos, para aproveitá-la mais do jeito que deve ser. Simplesmente assim! Tornando o simples, simplesmente fantástico!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Redação 2

Tema: Produza um texto reflexivo falando sobre “O amor e os relacionamentos amorosos no século XXI”



Novos Tempos para o Amor

            É tão difícil entender o coração. Há poucos que entendem o amor. Um sentimento tão puro, e tão cobiçado. Todos querem um amor verdadeiro. Confesso que já pensei que ele não existe.
            Atualmente o “eu te amo” virou um “bom dia”, um “olá”. É algo que não tem mais o mesmo significado que tinha há alguns anos. Isso é porque os relacionamentos mudaram, e muito. Hoje em dia tudo acontece mais rápido.
            Antigamente o “eu te amo” era algo sério. Era dito com a real pureza e verdade da expressão, após meses ou até anos de namoro. Porém, os tempos mudaram, e agora, a maioria das pessoas só quer um namorado para dizer que tem, como se tivessem que provar algo para os outros ou até para si mesmo.
            Diferente da época de meus pais, hoje em dia as pessoas levam pouquíssimo tempo para começar um namoro. Em um mês, duas pessoas já ficam, decidem namorar, se apresentam para as famílias e colocam um anel no dedo, que “demostra compromisso”.
            Acredito que isso não demonstra nada. O que realmente importa, e não é mais valorizado, é o sentimento, o que sentimos ao estar do lado de alguém especial, que não precisa ter um “rótulo”. Porque “namorado” hoje em dia parece mais ser um rótulo do que alguém que se ama e quer passar mais tempo junto.
            Conheço muitas pessoas que estão ficando há muito tempo e não se denominam “namorados”. O que realmente importa é o sentimento que temos pelo outro, a vontade de estar sempre junto dela. O que realmente importa é o amor, porque namorada sem amor, fica nada!


sexta-feira, 18 de março de 2011

Redação 1

 Tema: Ao consultar a memoria do paladar, que encontros e desencontros você recupera? Redija um texto sobre a sua experiência de infância, levando em conta a associação: Comida X relação afetiva.




 Paladar formado com Amor

            Em nossa infância, vivemos os melhores momentos de nossa vida: Nela acontecem situações e momentos inesquecíveis, lembranças que teremos para sempre. Alguns desses momentos são aproveitados em família, com todos nossos primos, tios, tias, avôs e avós.
            Esses momentos em família, geralmente acontecem à mesa, com todos comendo bem, com conversas, risos e amor. Refeições à mesa são muito importantes. É um momento muito bom que deixa lembranças maravilhosas e, no futuro, quando lembradas, até aguçam nosso paladar, com o sabor do amor que sentimos há alguns anos.
            Momentos à mesa reforçam as relações afetivas, tornando os laços mais fortes. Acredito, inclusive que todos deveriam ter os momentos à mesa, pois são momentos em que todos aproveitam do mesmo prazer e compartilham experiências, além de resolver alguns problemas.
            Da minha infância, trago momentos lindos à mesa. Domingos ensolarados na casa de meus avós, onde toda família se encontrava e comíamos churrasco. É raro nos encontrarmos, pois cada um mora em uma cidade, então, ambas as casas das minhas avós viravam pontos de encontro, onde tínhamos momentos prazerosos e inesquecíveis.
            Até hoje, o sagu com creme, a empadinha e a torta de café da minha avó paterna são como uma marca registrada na casa dela. E isso me deixa recordações boas que no futuro, quando ela não estiver mais aqui, me farão sentir o gosto e lembrar os momentos à mesa com ela e suas delícias.
            Momentos à mesa são momentos que nos trazem prazer, pois além de estarmos comendo algo de que gostamos, estramos juntos de quem amamos e isso nos deixa lembranças que, no futuro, serão tão boas de lembrar que até sentiremos o gosto e provaremos novamente o afeto!